🐾  CONVITE 🐾

 

 

Inscreva-se e siga-me neste blog

(🐾 Reativado e em reconstrução... 🐾)

Todas as poesias e contos, desde o início.

Espero carinhosamente vocês lá!

 

Copie e cole no seu navegador

▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼

sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

 

E NÃO PERCA NENHUMA POSTAGEM!

 

Click no link ► https://sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

Textos

Ilustração da orixá Oxum, mulher negra de vestido e joias douradas.

 

OXUM

RAINHA DA ÁGUA DOCE

 

 

 

 

Em uma tarde quente e ensolarada do dia 8 de dezembro, os devotos de Oxum se reuniram à beira de um rio, em um local sagrado cercado por árvores exuberantes e flores vibrantes. O ambiente estava impregnado com uma atmosfera de devoção e celebração, pois este era o dia dedicado à orixá Oxum, a deusa das águas doces, do amor, da fertilidade e da riqueza.

 

As águas do rio cintilavam sob os raios do sol, refletindo a luz dourada característica de Oxum. Mulheres vestidas com trajes amarelos e dourados, as cores associadas a essa divindade, se reuniam para prestar homenagens e expressar sua devoção. O som suave das águas correntes acompanhava os cânticos e as orações entoadas pelos devotos.

 

Oxum, com sua energia calorosa e maternal, era reverenciada por sua capacidade de trazer amor, fertilidade e prosperidade para aqueles que a honravam com devoção sincera. Os devotos trouxeram oferendas de flores, mel, perfumes e jóias, depositando-as com cuidado às margens do rio como gesto de gratidão e respeito.

 

Um altar elaborado foi montado, decorado com imagens e símbolos que representavam a divindade. Velas perfumadas queimavam, espalhando fragrâncias doces pelo ar. Uma estátua de Oxum estava no centro do altar, sua expressão serena e bondosa inspirava uma sensação de paz e acolhimento.

 

Durante a cerimônia, uma sacerdotisa dedicada conduzia as preces, conectando-se com a energia de Oxum e pedindo bênçãos para a comunidade. Os devotos dançavam ao som de músicas rituais, movendo-se graciosamente em homenagem à orixá das águas doces. O som dos tambores ecoava na atmosfera, envolvendo a todos em uma aura de espiritualidade.

 

À medida que o sol se punha no horizonte, os devotos compartilhavam uma refeição festiva, unidos pela fé em Oxum. Pratos preparados com carinho e ingredientes associados à deusa eram compartilhados em um gesto de comunhão e gratidão.

 

A celebração de Oxum no dia 8 de dezembro era mais do que um evento religioso; era uma expressão profunda de amor, respeito e conexão com as energias divinas. À medida que a noite caía e as estrelas pontilhavam o céu, a comunidade permanecia unida, nutrida pela presença e bênçãos da amada orixá Oxum.

 

 

 

 

 


 

 

Oxum - Aldeia Estrela do Oriente

 

UMBAMDA

 

 

 

Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana.

Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.

É a deusa do rio Oxum (ou Osun) que fica no continente africano, mais concretamente no Sudoeste da Nigéria.

O arquétipo de Oxum é de uma mulher graciosa e elegante, com predileção por joias, perfumes e roupas. A figura de Oxum carrega um espelho na mão. Algumas pessoas confundem Oxum e Oxumarê, mas segundo a Umbanda e o Candomblé são divindades distintas.

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar.

- Seu elemento é a água.

- Sua cor é o amarelo.

- Seu dia é o sábado.

 

 

 

 

Pinterest em 2023 | Roupa de oxum, Imagem de oxum, Orixa oxum

 

 

 

▼ Click No Link Abaixo e Escute ▼

Ponto de Oxum - Eu vi mamãe Oxum na cachoeira

 

▼ Click No Link Abaixo e Escute ▼

 OXUM - DOCE MEL DE AMOR - Sandro Luiz Umbanda

 

Quem É Oxum

 

 


 

 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

Aula IV: Crônicas - Azup

 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

 


 

 

2.gif

 

 

 

 

Cleia Fialho
Enviado por Cleia Fialho em 08/12/2023
Alterado em 09/12/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras