🐾  CONVITE 🐾

 

 

Inscreva-se e siga-me neste blog

(🐾 Reativado e em reconstrução... 🐾)

Todas as poesias e contos, desde o início.

Espero carinhosamente vocês lá!

 

Copie e cole no seu navegador

▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼

sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

 

E NÃO PERCA NENHUMA POSTAGEM!

 

Click no link ► https://sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

Textos

 

ORIXÁ - OYA IANSÃ

Aeparrey

 

 

Pulseira orixa iansã vermelha umbanda candomblé - un - ORION - Pulseira e  Bracelete - Magazine Luiza

 

 

No vasto panteão da religião afro-brasileira, Iansã é reverenciada como a orixá dos ventos, tempestades e raios. Seu domínio sobre os elementos naturais faz dela uma figura poderosa e temida, mas também respeitada e venerada por sua força e coragem. Hoje, 4 de dezembro, é o dia dedicado a homenagear essa divindade guerreira.

 

Nas tradições religiosas afro-brasileiras, Iansã é muitas vezes associada à força dos ventos e à capacidade de provocar mudanças. Sua personalidade é marcada pela intensidade e pelo impulso, refletindo as características dos ventos fortes e imprevisíveis que ela controla. Seu nome também é sinônimo de tempestade, indicando a capacidade de enfrentar e superar desafios com determinação.

 

Para aqueles que seguem a fé afro-brasileira, o dia de Iansã é uma oportunidade para expressar gratidão e buscar sua proteção. As celebrações podem incluir rituais, danças e oferendas que buscam fortalecer a conexão com essa divindade. As oferendas podem incluir elementos que simbolizam o vento, como penas e folhas, além de alimentos e bebidas tradicionalmente associados a ela.

 

A história de Iansã está repleta de mitos e lendas que destacam sua coragem e seu papel como protetora dos seus seguidores. Sua ligação com Xangô, o orixá do trovão e da justiça, também é uma parte importante do seu culto. Juntos, eles formam uma poderosa união que representa o equilíbrio entre força e justiça.

 

A celebração do dia de Iansã é mais do que um evento religioso; é uma expressão de cultura e identidade para muitas comunidades afro-brasileiras. É uma oportunidade para fortalecer laços comunitários, compartilhar histórias e preservar tradições ancestrais.

 

À medida que o dia de Iansã é celebrado, é importante reconhecer e respeitar a diversidade de crenças e práticas espirituais que compõem o rico mosaico da cultura afro-brasileira. Essas celebrações não apenas fortalecem os laços espirituais, mas também servem como um lembrete da importância de preservar e respeitar as tradições culturais em um mundo cada vez mais globalizado.

 

 

 

Culto a Iansã (Com oração) - Raizes Espirituais

 

 

- Fim Da Crônica -

 

 


 

 

Saiba Mais...

 

Que os bons ventos de Iansã cheguem a nós com boas mudanças

 

 

A Magia da Umbanda

 

Iansã (Oya)

Conhecida como a Orixá guerreira e senhora dos ventos, Iansã é uma das Orixás mais populares do Brasil. Ela representa a força feminina guerreira, aquela que não teme a batalha e luta por seus objetivos e ideais.

Por não possuir um reino específico, tendo em vista que o vento está em todos os lugares, seu campo de atuação ultrapassa os limites dos domínios dos outros Orixás, atuando desde a evaporação da água nos domínios de Yemanjá e Oxum, até na mata fechada de Oxóssi.

Iansã é a responsável por soprar o “vento da mudança”, quer seja através de uma brisa leva, quer seja pelos ventos furiosos dos furacões. É o vento da expansão, que não conhece obstáculos que impeçam de levar “as sementes” a novos horizontes.

Na Umbanda, Iansã pertence ao grupo das Yabas (Orixás femininas) e seu culto se agrega, principalmente, ao culto da linha das águas e assim como o vento, a sua manifestação é rápida.

Iansã também é conhecida como Oyá (incluindo-se Oyá em sua saudação) e empresta a seus filhos a qualidade de corajosos e briguentos (qualidades presentes em filhos de Orixás guerreiros).

 

 

 

 

 


 

 

▼ Click No Link Abaixo e Escute ▼

IANSÃ - ELA É OYÁ - Sandro Luiz Umbanda

 

▼ Click No Link Abaixo e Escute ▼

A Dona do Raio e do Vento - Maria Bethânia

 

 

 


 

 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

Aula IV: Crônicas - Azup

 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

 


 

 

2.gif

 

 

 

 

 

Cleia Fialho
Enviado por Cleia Fialho em 04/12/2023
Alterado em 07/12/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras