🐾  CONVITE 🐾

 

 

Inscreva-se e siga-me neste blog

(🐾 Reativado e em reconstrução... 🐾)

Todas as poesias e contos, desde o início.

Espero carinhosamente vocês lá!

 

Copie e cole no seu navegador

▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼

sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

 

E NÃO PERCA NENHUMA POSTAGEM!

 

Click no link ► https://sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

Textos

Obá: Significado, Umbanda, Oxum, Saudação Oba【CONFIRA AQUI】

 

MAMÃE OBÁ

OBÁ SIRÉ - AKIRO OBÁ YÉ

Rainha Poderosa

Eu saúdo o seu conhecimento, Senhora da Terra!

🗡️🛡️👂🏾🌸🍍

Poucos são os filhos de Obá.

Sou privilegiada pela Sra. ter me escolhido.

Me sinto amada e cuidada por ti minha Mãe. 🌸

 

Obá - Orixá - Arquétipo - Caotize-se

 

No vasto calendário que traça o tempo, o dia 25 de novembro emerge como uma celebração especial, um portal que nos conecta com a essência mágica e ancestral da cultura africana. É o dia da Orixá Obá, uma divindade cuja presença ressoa com força e serenidade nos corações dos devotos. Vamos, então, nos permitir adentrar nesse reino de tradição e espiritualidade, onde o sagrado se entrelaça com o cotidiano.

 

Ao raiar do sol neste dia sagrado, a atmosfera parece carregada de uma energia singular. As cores vibrantes do amanhecer parecem saudar Obá, pintando o céu com matizes que ecoam sua presença majestosa. Nas casas de terreiros, as oferendas começam a ser preparadas com esmero, como um convite para que a Orixá adentre o espaço terreno com sua graça.

 

Obá, a rainha das águas revoltas, governa as correntezas que cortam os rios com ímpeto e determinação. Sua personalidade é marcada por uma força resiliente, uma sabedoria que se esculpe nas adversidades da vida. Nas águas de seu reinado, encontramos o reflexo da jornada humana, muitas vezes turbulenta, mas sempre capaz de moldar-nos em seres mais fortes e sábios.

 

Neste dia, os devotos de Obá se reúnem para homenageá-la. O som dos atabaques ecoa pelos corredores do terreiro, como uma prece que reverbera através do tempo. Os cânticos entoados contam histórias antigas, narrativas que se entrelaçam com mitos ancestrais, transportando aqueles que ouvem para um lugar onde o divino dança com o humano.

 

As oferendas são dispostas com cuidado, frutas frescas, flores coloridas e objetos simbólicos que são mais do que simples presentes materiais. São gestos de devoção, pedidos silenciosos entrelaçados nas fibras do universo, uma tentativa de comunicar-se com a divindade que governa as águas agitadas e também os caminhos complexos da existência.

 

Obá, a senhora da transformação, ensina que as correntezas da vida podem ser domadas, que as tormentas são efêmeras diante da força interior que reside em cada ser. Sua mensagem ressoa além das paredes do terreiro, atingindo aqueles que buscam compreender os desafios como oportunidades de crescimento.

 

E assim, enquanto o sol se põe no horizonte, os devotos de Obá celebram não apenas uma divindade, mas a própria jornada da vida. O 25 de novembro se torna um elo entre o passado e o presente, um dia para reconectar-se com as raízes e encontrar inspiração para fluir como as águas de um rio, sabendo que, no final, a calmaria sucede a tempestade, e a transformação é a essência da existência.

 

Pin de Giovana Quitério em ORIXÁ OBÁ | Orixá, Africana, Deuses africanos

 

 


 

NOTA: (Google)

 

Orixá Obá é filha de Iemanjá: a rainha do mar e Orixá Oxalá: o criador. Obá era uma mulher cheia de vigor e coragem, ela não temia ninguém no mundo. Seu maior prazer era lutar. Por sua força física, Obá tornou-se uma guerreira. A única mulher capaz de desafiar Ogum para uma luta.

 

No sincretismo religioso, a Orixá é relacionada com a Santa católica Joana D'Arc.

 

Características das filhas e filhos de Obá Mas eles ou elas são extremamente fiéis aos poucos amigos que possuem e em seus relacionamentos. Falando nisso, no amor são possessivos e costumam também ser submissos, característica herdada da Mãe. As filhas de Obá são mulheres de muita garra em áreas profissionais.

 

1662164.jpg

 


 

Quem é Obá no candomblé?

 

Na sua mitologia de origem, Obá pode ser vista como um interessante orixá que se alterna entre a força de uma guerreira e a ingenuidade de uma apaixonada. … Em suma, Obá é conhecida como um orixá muito poderoso e que, mesmo sendo feminina, tinha força suficiente para vencer vários orixás masculinos durante uma luta.

 

15 ideias de Obá | deuses africanos, orixá, orixas

 

  • Dia da semana: Quarta-feira
  • Símbolos: Ofange (espada) e Escudo de Cobre, Ofá (arco e flecha)
  • Elementos: fogo e águas revoltas, pororocas
  • Domínios: Amor e Sucesso Profissional
  • Saudação: Obà Xiré!
  • Oferendas e pratos para orixá Obá: canjica branca, feijão fradinho, abacaxi (RS)
  • Sincretismo: Joana D’Arc e Santa Catarina de Siena
  •  

Mãe Obá, derrame sobre nós tua bênção... Obà Siré!!!

 

 

▼ Click No Link Abaixo e Escute ▼

MÃE OBÁ LOUVAÇÃO - 3 Pontos

 

▼ Click No Link Abaixo e Escute ▼

Ponto de Obá - Que Luz Tão Linda

 

 


 

25 de novembro também é 

 

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

 

Violência contra a Mulher | InformaSUS-UFSCar

 

🌸

 

Há 42 anos, o dia 10 de outubro pede o fim da violência à mulher

 

🌸

 

Violência contra mulheres aumenta na quarentena - Movimento ODS Santa  Catarina

 

 


 

25 de novembro também é 

 

Dia Nacional do Doador de Sangue

 

25 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE – Hemosul

 

 

 

 


 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

Aula IV: Crônicas - Azup

 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

 


 

 

2.gif

 

 

 

 

 

 

Cleia Fialho
Enviado por Cleia Fialho em 25/11/2023
Alterado em 07/12/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras