🐾  CONVITE 🐾

 

 

Inscreva-se e siga-me neste blog

(🐾 Reativado e em reconstrução... 🐾)

Todas as poesias e contos, desde o início.

Espero carinhosamente vocês lá!

 

Copie e cole no seu navegador

▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼

sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

 

E NÃO PERCA NENHUMA POSTAGEM!

 

Click no link ► https://sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

Textos


 

COMBATE AO RACISMO ENRAIZADO

NO HINO RIOGRANDENSE

 

📌Atribuir a virtude ao escravizador e vergonha ao escravo?

Um hino que machuca e feri toda vez que é tocado, cantado e reverenciado..
📌A vergonha não está em ser escravo, mas sim em escravizar.

 

 

📌A nossa homenagem do 20 de setembro é para os verdadeiros heróis da história.

.📌Viva aos Lanceiros Negros e sua luta por liberdade.

.📌Liberdade que não foi alcançada, traídos por líderes brancos e ricos,

estima-se que 600 a 700 homens negros foram cruelmente assassinados,

os que sobreviveram foram levados ao Arsenal da Marinha no Rio de Janeiro,

onde permaneceram escravizados sob a tutela do Império.

 

IMAGENS Livres Subversivas

 

 

 

A Revolução Farroupilha é um evento marcante na história do Rio Grande do Sul, celebrado com grande fervor no dia 20 de setembro, data em que os gaúchos lembram e honram os ideais e as lutas daqueles que participaram desse movimento. É um momento de reflexão sobre a identidade e os valores que moldaram a cultura gaúcha. No entanto, nos últimos anos, o Dia do Gaúcho também tem sido palco de protestos importantes e necessários, que buscam combater o racismo que está profundamente enraizado em algumas das tradições associadas à Revolução Farroupilha.

 

Enquanto os gaúchos se reúnem para comemorar com desfiles de cavalarianos, churrascos e danças típicas, é essencial reconhecer que a Revolução Farroupilha não foi apenas um movimento de resistência política, mas também refletiu as relações sociais da época. O sistema escravagista era predominante no Brasil naquela época, e muitos dos líderes e participantes da Revolução eram proprietários de escravos. Isso levanta questões complexas sobre a presença do racismo no contexto histórico da Revolução Farroupilha.

 

Os protestos que surgiram nos últimos anos durante as celebrações do Dia do Gaúcho são um lembrete importante de que a história não pode ser separada das questões sociais contemporâneas. As vozes que se levantam para denunciar o racismo não estão negando a importância da Revolução Farroupilha, mas estão pedindo uma reflexão mais profunda sobre sua história e suas implicações.

 

Esses protestos têm incentivado discussões sobre como as tradições e celebrações do Dia do Gaúcho podem ser mais inclusivas e representativas de toda a população gaúcha. Eles também destacam a necessidade de educar as gerações futuras sobre a história completa, incluindo as partes mais sombrias, para que possam compreender e combater o racismo em todas as suas formas.

 

É importante lembrar que o protesto não é um ato de desrespeito à história gaúcha, mas sim uma chamada para a evolução e a melhoria da cultura e da sociedade. O Dia do Gaúcho pode ser uma oportunidade para o Rio Grande do Sul e o Brasil como um todo enfrentarem questões fundamentais de justiça social, igualdade e inclusão. Em vez de apagar o passado, esses protestos nos convidam a olhar para ele com olhos críticos, aprender com ele e criar um futuro mais justo e igualitário para todos os cidadãos, independentemente de sua origem étnica ou racial.

 

Na nossa bandeira está escrito: LIBERDADE - IGUALDADE  -HUMANIDADE. Que venhamos fazer VALER essa IGUALDADE de verdade!

 

 

#Liberdade

#Igualdade

#Humanidade

 

 

 

Asas para voar. Motivos para voltar. Raízes para ficar! (DL)

♥️ MeuRioGrandeDoSul ♥️ 

 

 

 

 


 

 Você sabe a diferença?

Racismo: Conduta discriminatória dirigida a determinado grupo.

Considerado mais grave pelo legislador, é imprescritível e inafiançável.

Injúria racial: Consiste em ofender a honra de alguém

com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem.

 

 


 

Click No Link Abaixo e Escute

Gritos De Liberdade GRUPO RODEIO

 

 

Você sabia que um trecho do Hino Rio-Grandense foi excluído? - Prosa  Galponeira

Escute ► HINO DO RIO GRANDE DO SUL

 


 

Clik Nos Links Abaixo e Entenda

► Sobre a polêmica do hino Riograndense

Hino Do RS já teve sua letra alterada em 1966

Por que o Hino Do RS contém racismo?

PEC - Proposta de Emenda à Constituição 

 

 


 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

Aula IV: Crônicas - Azup

 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

 


 

Leia Mais Sobre O Povo Gaúcho

 

► 20 DE SETEMBRO - DIA DO GAÚCHO

► MARAGATOS E CHIMANGOS: A DANÇA POLÍTICA DO PASSADO

► ENTRE LANÇAS E IDEAIS: A REVOLUÇÃO FEDERALISTA NO RIO GRANDE DO SUL

► ENTRE CHIMAS E BOMBACHAS: A SEMANA FARROPILHA

► TONS E ENCANTOS DE PORTO ALEGRE: UMA CRÔNICA DA CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL

 

 

 

 

 

 

 

Cleia Fialho
Enviado por Cleia Fialho em 20/09/2023
Alterado em 09/12/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras