🐾  CONVITE 🐾

 

 

Inscreva-se e siga-me neste blog

(🐾 Reativado e em reconstrução... 🐾)

Todas as poesias e contos, desde o início.

Espero carinhosamente vocês lá!

 

Copie e cole no seu navegador

▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼

sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

 

E NÃO PERCA NENHUMA POSTAGEM!

 

Click no link ► https://sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

Textos


noticia10438.jpg

 

20 DE SETEMBRO

DIA DO GAÚCHO

 

 

20 de Setembro - Orgulho de um povo

 

 

O 20 de setembro, conhecido como o Dia do Gaúcho, é uma data de grande importância no calendário cultural e histórico do Rio Grande do Sul, estado brasileiro que possui uma identidade única e uma rica tradição gauchesca.

 

Para os gaúchos, o 20 de setembro não é apenas uma data no calendário, é uma celebração profunda de suas raízes e valores. É um dia para relembrar e honrar a Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e durou até 1º de março de 1845. Foi um conflito que marcou a história do Rio Grande do Sul e reforçou a identidade gaúcha.

 

A Revolução Farroupilha foi motivada por uma série de fatores, incluindo questões políticas, econômicas e culturais. Os líderes farroupilhas buscavam maior autonomia para a província e resistiam ao governo central do Império do Brasil. Durante os dez anos de conflito, os gaúchos demonstraram coragem, determinação e uma profunda conexão com a terra e a cultura do pampa.

 

Hoje, o 20 de setembro é uma oportunidade para os gaúchos se reconectarem com suas tradições e valores. As comemorações envolvem desfiles, festas tradicionais, churrascos, apresentações de danças folclóricas como o "CTG" (Centro de Tradições Gaúchas) e o "peão" (um tipo de competição de rodeio) e a distribuição do churrasco, uma comida que se tornou símbolo do estado.

 

Mas o Dia do Gaúcho vai além das festividades. É um dia para refletir sobre o legado da Revolução Farroupilha e a importância de preservar as tradições culturais gaúchas. É uma oportunidade para os gaúchos se orgulharem de sua história e identidade, e para transmitir esses valores às gerações futuras.

 

O 20 de setembro também é um lembrete da diversidade cultural do Brasil. Enquanto o Rio Grande do Sul celebra o Dia do Gaúcho, outros estados têm suas próprias celebrações culturais e datas históricas importantes. Isso enriquece a tapeçaria cultural do país e destaca a riqueza da identidade brasileira.

 

Portanto, o 20 de setembro é mais do que apenas uma data no calendário. É um dia de orgulho, celebração e reflexão para os gaúchos, uma oportunidade de honrar sua história e cultura, e uma lembrança para todos nós da diversidade que torna o Brasil uma nação única.

 

 

Actualizar 77+ imagem fundo bandeira rio grande do sul -  br.thptnganamst.edu.vn

A faixa verde significa a mata dos pampas.

A vermelha simboliza o ideal revolucionário e a coragem do povo.

A amarela representa as riquezas nacionais do território gaúcho.

 

 

#Liberdade

#Igualdade

#Humanidade

 

 

 

Asas para voar. Motivos para voltar. Raízes para ficar! (DL)

♥️ MeuRioGrandeDoSul ♥️ 

 

 

 

Click No Link Abaixo e Escute

QUERÊNCIA AMADA - Letra de Teixeirinha - Na voz de Osvaldir e Carlos Magrão

 

Feliz Dia do Gaúcho...20 de Setembro!!! | Gaúcho, Mensagem de oi, Feliz dia  dos pais

 

 

 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

Aula IV: Crônicas - Azup

 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

 

 

Leia Mais Sobre O Povo Gaúcho

 ► MARAGATOS E CHIMANGOS: A DANÇA POLÍTICA DO PASSADO

► ENTRE LANÇAS E IDEAIS: A REVOLUÇÃO FEDERALISTA NO RIO GRANDE DO SUL

► ENTRE CHIMAS E BOMBACHAS: A SEMANA FARROPILHA

► TONS E ENCANTOS DE PORTO ALEGRE: UMA CRÔNICA DA CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL 

 

 

 

 

 

Cleia Fialho
Enviado por Cleia Fialho em 20/09/2023
Alterado em 09/12/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras