🐾  CONVITE 🐾

 

 

Inscreva-se e siga-me neste blog

(🐾 Reativado e em reconstrução... 🐾)

Todas as poesias e contos, desde o início.

Espero carinhosamente vocês lá!

 

Copie e cole no seu navegador

▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼

sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

 

E NÃO PERCA NENHUMA POSTAGEM!

 

Click no link ► https://sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

Textos


1640334.png

 

TEIAS INVISÍVEIS

- RACISMO -

 

 

 

 

 

Há um mal que permeia nossa sociedade de maneira sorrateira, muitas vezes passando despercebido pelos olhos desatentos, mas deixando marcas profundas na vida daqueles que são afetados por ele. Esse mal atende pelo nome de racismo, uma teia invisível que envolve nossa cultura, nossas interações e nossas percepções, corroendo as bases de igualdade e humanidade.

 

Numa manhã ensolarada, enquanto caminhava pela rua movimentada da cidade, observei uma cena que me fez refletir sobre essa questão tão urgente. Um homem negro, vestido com elegância e segurança, aguardava pacientemente no ponto de ônibus. À medida que os ônibus passavam e paravam, notei que alguns motoristas demoravam mais para abrir as portas ou, pior ainda, simplesmente passavam direto por ele. A expressão no rosto do homem alternava entre a resignação e a decepção, uma experiência cotidiana que ressoa com a triste história do preconceito racial.

 

Esses microcosmos de racismo diário são como pequenas fissuras em nosso tecido social, acumulando-se para criar um grande abismo entre as pessoas. Mas o racismo não se manifesta apenas nas ações visíveis; ele também se esconde nas entrelinhas das conversas, nos olhares apressados e nas decisões que tomamos automaticamente. É como se estivesse incorporado em nosso subconsciente coletivo, distorcendo nossa visão de mundo e perpetuando estereótipos perigosos.

 

É preciso entender que o racismo não é apenas um problema individual, mas uma questão sistêmica que precisa ser abordada em diversos níveis. Educação desempenha um papel fundamental nesse processo. É através do aprendizado e da conscientização que podemos desmantelar as falsas noções que alimentam o preconceito. Escolas devem ensinar não apenas sobre as injustiças históricas, mas também sobre as contribuições valiosas de todas as culturas para a sociedade.

 

Além disso, é necessário promover uma mudança de mentalidade, incentivando empatia e solidariedade. Ao invés de negarmos a existência do racismo, devemos reconhecê-lo e enfrentá-lo de frente. Ouvir as vozes daqueles que vivenciam o preconceito nos ajuda a compreender sua realidade e a agir como aliados na luta por igualdade.

 

Assim como a teia invisível do racismo se formou gradualmente, a mudança também acontece passo a passo. Cada conversa honesta, cada ato de combate ao preconceito e cada esforço para educar os mais jovens é como um fio sendo desfeito dessa teia. Somente quando nos comprometermos a desmantelar essa estrutura invisível é que poderemos verdadeiramente avançar em direção a uma sociedade mais justa e igualitária, onde a cor da pele não determine o valor de um indivíduo.

 

 

 

 

 

 Você sabe a diferença?

Racismo: Conduta discriminatória dirigida a determinado grupo.

Considerado mais grave pelo legislador, é imprescritível e inafiançável.

Injúria racial: Consiste em ofender a honra de alguém

com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem.

 

 

Click No Link  e Escute ► Olhos Coloridos

Sandra de Sá

 

1646469.jpg

 

 

1640366.jpg

 

 

 


 

 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

Aula IV: Crônicas - Azup

 

Leia Mais Crônicas Aqui

 

 

 

 

 

Cleia Fialho
Enviado por Cleia Fialho em 30/09/2013
Alterado em 20/11/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras