🐾  CONVITE 🐾

 

 

Inscreva-se e siga-me neste blog

(🐾 Reativado e em reconstrução... 🐾)

Todas as poesias e contos, desde o início.

Espero carinhosamente vocês lá!

 

Copie e cole no seu navegador

▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼     ▼

sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

 

E NÃO PERCA NENHUMA POSTAGEM!

 

Click no link ► https://sensualidadeeerotimo.blogspot.com/

 

Textos


 

Revolução Federalista – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

ENTRE LANÇAS E IDEAIS:

A REVOLUÇÃO FEDERALISTA NO

RIO GRANDE DO SUL

 

 

 

Era um tempo de incertezas e paixões fervorosas, quando as margens do Rio Grande do Sul foram palco de uma das páginas mais marcantes da história brasileira: a Revolução Federalista. Os ventos do final do século XIX traziam consigo não apenas a força das lanças e rifles, mas também os ideais de um povo em busca de justiça, autonomia e representatividade.

 

No crepúsculo das tensões políticas e econômicas que envolviam o Brasil, o Rio Grande do Sul emergiu como um caldeirão fervente de descontentamento. A centralização do poder nas mãos do governo central, em um país recentemente proclamado República, gerou um clima de desconfiança entre as diferentes regiões. O descontentamento foi acentuado por questões ligadas à economia e ao poder local, uma vez que os federalistas defendiam maior autonomia para os estados e a descentralização do poder.

 

Foi nesse contexto que a Revolução Federalista eclodiu, em 1893. O movimento, liderado por figuras emblemáticas como Gumercindo Saraiva e David Canabarro, rapidamente ganhou adesão das camadas populares e das classes dominantes descontentes com o governo republicano de Floriano Peixoto.

 

As cidades e campos gaúchos se transformaram em cenários de conflito, onde os federalistas, conhecidos como "maragatos", e o governo central, chamados de "pica-paus" ou "chimangos", travaram uma luta sangrenta. Cavalos trotavam pelas planícies, levando consigo homens com coragem no olhar e convicção no coração. A paisagem se tingia de vermelho não apenas pelo sangue derramado, mas também pela fervorosa paixão que movia aqueles combatentes.

 

A Revolução Federalista não foi apenas um confronto armado, mas um palco onde se debatiam ideais de liberdade, autonomia e representação. Os federalistas ansiavam por um país mais descentralizado, onde os estados pudessem ter voz nas decisões que os afetavam diretamente. O movimento também abraçava a bandeira da justiça social, buscando melhorias nas condições de vida dos trabalhadores e dos mais vulneráveis.

 

No entanto, como em muitos conflitos, a violência e a devastação foram companheiras constantes. O derramamento de sangue deixou feridas profundas, tanto físicas quanto emocionais, que ecoaram através das gerações. A Revolução Federalista, após anos de luta, chegou a um ponto crítico em 1895, com o Tratado de Ponche Verde, que colocou um fim oficial ao conflito.

 

Hoje, as memórias da Revolução Federalista permanecem como um testemunho da paixão e determinação daqueles que lutaram por seus ideais. O Rio Grande do Sul, marcado por suas tradições e seu orgulho, também carrega consigo as cicatrizes dessa época turbulenta. As lições da Revolução Federalista continuam a inspirar discussões sobre autonomia, representação e justiça em um Brasil em constante transformação.

 

Assim, nas lanças erguidas e nos corações inflamados dos maragatos, a Revolução Federalista se eternizou como um capítulo complexo e inesquecível da história do Rio Grande do Sul, um lembrete de que as lutas por ideais transcendem o tempo e ecoam através das eras.

 

 

 

#Liberdade

#Igualdade

#Humanidade

 

 

Asas para voar. Motivos para voltar. Raízes para ficar! (DL)
♥️ MeuRioGrandeDoSul ♥️

 

 

 

 

 

 

 

 

Cleia Fialho
Enviado por Cleia Fialho em 26/09/2013
Alterado em 15/11/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras